chart_1511299647632Uma pesquisa realizada – por nos – com 113 brasileiros, destacou que 39,8% (45 pessoas) dos entrevistados consideram que a prostituição não é um trabalho digno. Ao serem questionadas sobre o assunto, três garotas de programa atuantes na Afonso Pena, altura do bairro Cruzeiro e que não quiseram se identificar, nem permitiram ter qualquer imagem suas revelada, demonstram uma certa revolta. “É um trabalho digno digno sim, a diferença é que elas é ‘puta’ de graça  e ‘nois’ é paga, porque mais ‘puta’ é as que não pagam ‘mano’. Eu moro na favela e sou mais valorizada”, disse uma enquanto a outra completou por cima “é que elas não tem a mesma disposição que ‘nois’”.

Através da pesquisa e do senso comum podemos ver que a prostituição  vem acarretada de diversos problemas com a sociedade. A maior delas, talvez, seja a aceitação não só da profissão perante os olhos dos outros, mas da própria convivência diária ou momentânea. A dúvida, em  se tratando de um lugar bastante  conhecido em Belo Horizonte,  justamente pelas profissionais do sexo, a respeito de  como é esse convívio, entre prostitutas, comerciantes, moradores, visitantes e estudantes da Universidade FUMEC localizada na mesma região, surge e é rapidamente respondida por elas “são todos legais, amigos e clientes”.

Uma questão relevante é abordada por elas. As garotas revelam que a relação com os moradores não só é boa, como também há compartilhamento de drogas entre eles. Uma delas ainda brinca  “coloca lá que o pó ta ruim, manda trocar”, outra chega até a citar a casa de um morador com quem toma “chá de cogumelo” – chá que retira fungos alucinógenos  de cogumelos dos gêneros Psilocybe e Amanita.

Há, porém, um conflito aparente com algumas mulheres que acabam se envolvendo em confusão com as garotas de programa e uma delas ressalta “’ce’ quer saber do que? Briga? Se chegar querendo brigar ‘nois’ briga com todo mundo”. Apesar do clima amigável,  há um morador que foi proibido, segundo elas, pela polícia, de a partir de três horas da manhã ficar na janela de sua casa.

2875132
Imagem retirada da internet em matéria do globo repórter link: http://g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2013/10/profissao-reporter-mostra-os-dilemas-de-quem-vive-na-prostituicao.html

Link da enquete ainda disponível para votação (http://www.enquetes.com.br/popenquete.asp?id=1151838)

Deixe um comentário